Brasil que Enxerga - Oftamologia Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Institucional

Os oftalmologistas brasileiros sempre responderam à população, participando de campanhas, se envolvendo em causas sociais e criando meios de difundir informações para promoção e prevenção da saúde ocular. O principal órgão responsável por congregar a classe oftalmológica e nortear essas iniciativas é Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

O CBO é uma associação que reúne os médicos oftalmologistas que atuam em nosso País. O CBO zela pelo ensino da especialidade aos jovens especialistas e pela atualização de seus associados nas questões técnicas e científicas relacionadas à saúde ocular.

A história do CBO é marcada pelo compromisso social. Os oftalmologistas brasileiros sempre participaram de campanhas sociais e mutirões de atendimento, e entendemos que agora é mais um momento no qual somos chamados a fazer a nossa parte, e estamos prontos!

Brasil que enxerga

O Brasil que Enxerga é um programa do CBO para assistência à saúde ocular dos brasileiros, que oferece, entre suas ações, o movimento voluntário dos oftalmologistas para teleorientação em saúde ocular durante o período da pandemia Covid-19 (coronavírus)

A ação foi criada no intuito de viabilizar o acesso da população ao cuidado oftalmológico, mantendo o isolamento social recomendado pelas autoridades. O CBO entende que, num momento como esse, a união de esforços e a solidariedade se torna ainda mais vital para o bem de todos.

Teleorientação: o que é?

Teleorientação é uma modalidade de telemedicina, em que o atendimento é realizado à distância, entre o médico e o paciente, na qual o médico esclarece dúvidas e orienta sobre a necessidade (ou não) de ser examinado presencialmente ou mesmo procurar um serviço de emergência. Não é o mesmo que teleconsulta!

O que os médicos oftalmologistas voluntários neste projeto oferecem é a oportunidade de você falar com um médico que poderá lhe responder sobre o problema que você está vivendo.

Como ter atendimento?

AVISO: os agendamentos estão temporariamente interrompidos devido à ação 24 horas pelo Diabetes, que acontecerá no dia 21 de novembro. Após a data, retornaremos com nossa programação normal.

Urgências e emergências

Durante a teleorientação, o médico oftalmologista pode entender que é importante que você seja atendido presencialmente. Aqui você encontra uma relação de serviços oftalmológicos que atendem urgências e emergências. 

Caso receba a orientação de procurar um serviço, procure aqui o mais próximo de você e confira sua modalidade de atendimento (se público ou particular). Se optar por um serviço particular é conveniente ligar antes para se informar se o serviço é credenciado pelo seu plano de saúde.

O que você precisa saber sobre conjuntivite?

A conjuntiva é a membrana transparente que recobreos olhos, e que fica sobre a esclera (o “branco” do olho). A conjuntivite é uma doença muito frequente, sendo uma das causas mais comuns de consulta oftalmológica. Ospacientes costumam se queixar de irritação ocular, olhovermelho, ardência, secreção durante o dia ou amanhe-cer com as “pálpebras coladas”, lacrimejamento, sen-sação de areia nos olhos e inchaço palpebral. Acometepessoas de qualquer idade e de ambos os sexo.

 

Ver texto completo

 

Pequenos cuidados, grandes resultados.

O uso incorreto de colírios e pomadas é uma causa fre-quente de problemas nos olhos, seja por automedicação –prática que deve ser abolida, pois representa riscos reais àvisão – ou mesmo pela aplicação incorreta e uso acima dafrequência prescrita pelo oftalmologista.

 

Ver texto completo

tele atendimento medicooftalmologista quarentenatele atendimento oftalmooftalmo pelo celularoftalmologista atendimento de casamedico oftalmologista quarentenaatendimento medico de casaatendimento medico pelo celularsaúde ocularsaúde ocular quarentenasaúde ocular pelo telefonetele atendimento oftalmologistamedico oftalmologista